Arquitetos
Localização
Barcelona, EspanhaEquipe de Projeto
Alejandro Ribas Mercau, Angel Cerezo Cerezo, Martin Negri RodriguezColaboradores
Natalia Perez LiebergesellTipo
Infraestructura Energética – Programa MúltipleAno do Projeto
2013Fotografias
Cortesia de AAIMM
Finalista Bauhaus Solar Award 2012 / Apresentado no Congresso Internacional Bauhaus 2012, Erfurt, Alemanha
O projeto avalia a evolução do cenário da energia ao longo dos séculos e propõe, a partir de uma análise da cidade e um estudo detalhado dos consumos, insolação e possibilidades de produção, um pequeno edifício para produzir energia elétrica, alimentos e calor.
A eletricidade produzida através dos painéis foto-voltaicos de alta eficiência será utilizada para abastecer residências, comércios e como estação de carga para bicicletas e carros elétricos fomentando a mobilidade sadia e limpa. Cada torre conta com quatro pavimentos para gerar pequenas hortas urbanas em plataformas elevadas e poder gerar uma paisagem produtiva para aposentados, desempregados, jovens, escolas e outras associações. Dos jardins urbanos podem ser criados pequenos mercados para a comunidade.
No total, o projeto planeja instalar 24 delas por toda a cidade de Sabadell, principalmente em rotatórias, grandes áreas para pedestres e zonas de comércio e serviços, incentivando um acesso eqüitativo à energia e às hortas urbanas, assim como o incentivo ao desenvolvimento energético da cidade.
Esta implementação tem capacidade de produzir eletricidade exclusivamente para suprir o consumo anual de 400 famílias. A primeira das três torres projetadas está localizada na rotatória que está na intersecção das ruas Tres Creus e Gran Via.